Jornal Nacional" registra o pior novembro desde 1969

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
Ampliar

Veja imagens do "Jornal Nacional"11 fotos

4 / 11
2.set.2015 - Considerado o telejornal de maior audiência do País, o "JN" entrou no ar no dia 1º de setembro de 1969. Passaram pela bancada profissionais consagrados como Cid Moreira, Sérgio Chapelin, Lilian Witte Fibe, Fátima Bernardes, Patrícia Poeta, Valeria Monteiro, Marcos Hummel etc Reprodução/TV Globo
A concorrência contra o último mês de "Os Dez Mandamentos", da Record, fez o "Jornal Nacional" registrar seu pior novembro, não apenas em pontos de ibope, mas também na participação no universo de TVs ligadas (share).
No mês passado o principal telejornal da Globo fechou com 33,6% de share. No ano passado, sem concorrência com novela, esse índice foi de 40%. Dez anos atrás, foi de 54,3%. Em novembro de 2000 era de 61%.
Em pontos de ibope, o "JN" fechou o mês passado com 22,7 pontos, contra 25,4 pontos em 2014. A média de novembro foi uma das menores desde sua estreia em 1º de setembro de 1969.
Nas décadas de 70, 80 e mesmo 90, o "JN" chegava a ter 70% ou mais de participação no universo de TVs ligadas. Emissoras jamais lançavam programas no mesmo horário do telejornal, porque o fracasso seria garantido.
Porém, este ano, por causa da novela bíblica, a Globo chegou a espichar ou atrasar o telejornal - algo impensável alguns anos atrás.
Com o fim de "Os Dez Mandamentos", contudo, a situação deve mudar para melhor este mês, embora o "JN" não tenha mais o mesmo impacto.
Com a concorrência do noticiário da internet, das outras emissoras e a fuga de telespectadores para a TV paga, esses tempos de glória do "JN", provavelmente, ficarão no passado para sempre.

RICARDO FELTRIN

Ricardo Feltrin, 51, é colunista do UOL, onde apresenta o programa Ooops! às segundas. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros.

COMENTÁRIOS 504

Avatar do usuário
  • TODOS
  • MAIS CURTIDOS
  • ESCOLHA DO EDITOR
  1. Avatar de Sole Miu

    Sole Miu

    9 horas atrás
    Escolha do editor
    Um dos pontos negativo dos Teles Jornais da Globo no meu ver, que eles falam as noticias principalmente da saúde, segurança e educação sem cobrar uma posição firme, tudo porque os grandes patrocínios vem da Petrobras, Caixa Federal e Banco do Brasil, e poderá haver retaliação por parte desses órgãos.
    1. Avatar de sr.serio

      sr.serio

      4 horas atrás
      Pra mim a programação da globo se resume ao Jornal da globo (ótimo William Waac), globo rural e PEGN. E só. O resto não vejo faz tempo, pior programação da tv aberta. O JN é deprimente.
  2. Avatar de desgostoso

    desgostoso

    10 horas atrás
    Escolha do editor
    A queda do Jornal Nacional se dá pela falta de investimentos e não falta de notícias. Para economizar, falam e se alongam em noticias nacionais apesar de ter correspondentes fora do Brasil. Ou muda ou cancela de vez o jornalismo e fica sendo somente uma emissora de novelas, o que também já encheu.
  3. Avatar de Paulo Macedo SP

    Paulo Macedo SP

    10 horas atrás
    Escolha do editor
    O Jornal Nacional não se atualizou, seus apresentadores ficam lendo teleprompter e não podem expressar suas reais opiniões sobre o tema. Prefiro mil vezes o Jornal da band com o Ricardo Boechat ou o Jornal da Cultura.
    1. Avatar de Wilson Rebello

      Wilson Rebello

      1 hora atrás
      Não tem crítica, um jornal cheio de "tecnologia" mas vazio em absoluto de conteúdo. LIXO
    2. Avatar de Maiconrsts

      Maiconrsts

      2 horas atrás
      Jornal da cultura tem o poderoso professor vilas
    3. Avatar de Maiconrsts

      Maiconrsts

      2 horas atrás
      Perdeu a credibilidade o bonner postado de rede social ning acredita em gente assim ! Mil vezes o cid Moreira que nunca deveria ter saído !
  4. Avatar de III Galindo III

    III Galindo III

    10 horas atrás
    Escolha do editor
    Televisão é entretenimento. Informação é na internet. Mas mesmo assim é preciso procurar muito bem pra achar de qualidade, seja o entretenimento na TV ou a informação na internet...
    1. Avatar de Cabeça Grávida

      Cabeça Grávida

      5 horas atrás
      Desinformar. Vide a rede globo que em nenhum momento falou que Alckmim queria fechar 98 escolas. Fixou-se na palavra "reorganização".
    2. Avatar de joao doria

      joao doria

      6 horas atrás
      Quanta besteira Galindo. Tem muita gente nesse Brasil sem acesso a internet, que busca informação na Televisão. Esse é o papel principal dos meios de comunicação: INFORMAR.
    3. Avatar de ggigi

      ggigi

      9 horas atrás
      AI ,ai ,ai ,TV e maquina de vendas em 1ro lugar, a internet e MAQUINA MORTIFERA DE VENDAS e fabrica de dinheiro imediato ,e irão acabar com a ' pessoa' notadamente
  5. Avatar de Dias777

    Dias777

    10 horas atrás
    Escolha do editor
    O JN e o Jornalismo da globo em geral ficaram pior depois dessa tentativa de permitir uma linguagem mais informal, que de informal não tem nada! Parece que eles tem uma lista de palavras que devem ser inseridas no texto, ficando repetitivo e medonho. A Globo na tentativa de agradar a todos acaba a cada dia que passa agradando menos gente.
    1. Avatar de Hnd2

      Hnd2

      7 horas atrás
      Exatamente. Tem outras coisas, especialmente o Jornal Nacional (que agora é "JN") mas nem vou me meter nisso...deixa acabar.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. 
Leia os termos de uso

UOL Cursos Online 

Todos os cursos