Familiares, amigos e fãs se despedem da atriz Marília Pêra no Rio

Claudia Dias e Ana Cora Lima
Do UOL, no Rio
 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
Ampliar

Amigos e familiares se despedem de Marília Pêra em velório no Rio25 fotos

23 / 25
5.dez.2015 - Caixão de Marília Pêra chega ao Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro Ana Cora Lima /UOL
Familiares e amigos de Marília Pêra foram neste sábado (5) ao Teatro Leblon e ao Cemitério São João Batista, no Rio, para prestar as últimas homenagens à atriz, que morreu aos 72 anos depois de anos de luta contra o câncer. O corpo de Marília foi velado no palco da sala do teatro que leva seu nome, entre 14h30 e 16h30. Ao final do velório, as cortinas se fecharam e a atriz foi aplaudida pelos amigos.
O enterro ocorreu pouco depois das 17h, no cemitério em Botafogo, em uma cerimônia rápida e fechada apenas para pessoas mais próximas à família e sem acesso a fãs ou à imprensa. Próximas ao túmulo, a irmã Sandra Pêra e a amiga Arlete Sales acompanharam o enterro emocionadas. A filha Nina Morena foi amparada pelo pai, Nelson Motta.
Como no fim do velório, os amigos e familiares se despediram com uma salva de palmas ao final do enterro. O filho Ricardo Graça Mello colocou uma rosa vermelha sobre a sepultura. Cerca de 40 coroas de flores enfeitaram o túmulo simples, feito de mármore branco. Depois que todos foram embora, a atriz Cássia Kis Magro ficou no local, rezando e acariciando as flores. 
Velório na Sala Marília Pêra
Antes mesmo da chegada do corpo ao local do velório, no começo da tarde colegas da TV já se reuniam no local para se despedir da atriz. Luma Costa, com quem contracenou na série "Pé na Cova", foi uma das primeiras a chegar, muito emocionada. "Difícil para mim falar de Marília. Faço sua filha em 'Pé na Cova' e tínhamos esse carinho também fora das telas. Ela é minha inspiração e minha diva", disse chorando.
A irmã, Sandra Pêra, também chegou ao velório chorando. "O que Marília Pêra me ensinou? O amor, meu tudo. Ainda está muito difícil viver sem ela".
AgNews
Miguel Falabella no velório de Marília Pêra
Muito emocionado, Miguel Falabella lamentou a morte da amiga e contou que Marília não falava nem com ele sobre sua doença e que faziam planos para o futuro. "Eu perco uma companheira de cena, de vida, de tudo. É muito, muito, muito triste. Eu larguei o espetáculo em São Paulo e vim porque eu não podia não me despedir dela. Nós tínhamos uma relação muito estranha, muito amorosa, mas ela não falava da doença comigo. Então eu respeitava e preferia fazer planos para o futuro com ela. 'Vou escrever uma série para você', para animá-la, né? Ainda que a gente soubesse que o quadro era grave", disse o artista aos jornalistas no Teatro Leblon, Zona Sul do Rio.
O ator Murilo Rosa contou que estava a caminho de sua fazenda, no interior, quando a mulher viu a notícia na internet. "Eu fiquei tão chocado que na mesma hora eu voltei e vim aqui prestar uma homenagem à família. A família é muito minha amiga, eu sou muito amigo dos filhos. Trabalhei com ela em 1997, no início da minha carreira e vim aqui tentar amenizar o sofrimento da família".
A escritora Nélida Pinon declarou à GloboNews que gostaria de ver o velório da amiga na Assembleia Legislativa ou no Teatro Municipal. "Porque ela é do povo brasileiro. Ela não é só do teatro, só da televisão, ela é da arte de um país que precisa de pessoas como ela. Marília herdou o legado dos pais e deixa agora esse patrimônio para as novas gerações".
Claudia Jimenez disse que o Brasil perdeu "a melhor atriz que já teve". "Eu perdi uma amiga e uma colega, né? E o Brasil perdeu, sem dúvidas, a melhor atriz que esse país já teve. E eu acho que o público brasileiro tem que agradecer de ter assistido a Marília, crescer com a Marília, como foi meu caso. Ela era uma referência para a gente, para a nossa geração. Mas ela descansou, vamos aplaudi-la agora".
"Perdi uma companheira, uma estrela maravilhosa e uma amiga querida", declarou Arlete Sales. 
Cássia Kis Magro destacou a importância de Marília para a classe dos atores: "Ela deixou tudo o que há de bom para a nossa profissão. Foi a maior. Uma dama com d maiúsculo".
Saudade, muita saudade. E pena que a gente não vai contracenar mais, a gente contracenou várias vezes. É uma pessoa amada, muito talentosa. Bailarina, cantora, atriz. Uma estrela, uma estrela que vai fazer falta
Stênio Garcia
O talento e a versatilidade de Marília Pêra também foram destacados por Stênio Garcia: "Saudade, muita saudade. E pena que a gente não vai contracenar mais, a gente contracenou várias vezes. É uma pessoa amada, muito talentosa. Bailarina, cantora, atriz. Uma estrela, uma estrela que vai fazer falta". 
 
"Uma mestra. Por onde passou, não só fez com eficiência, perfeição, arte e talento, mas ensinou muita gente a amar e respeitar a carreira o trabalho artístico. Ela fez o que tinha que fazer. Fez para ela e fez para todo mundo. É uma grande perda, mas acima de tudo é uma lembrança maravilhosa poder fazer parte dessa geração", disse Marcos Frota.
 
Chorando, Lilia Cabral disse está sendo muito difícil acreditar que Marília se foi. "Não tínhamos que perder pessoas tão especiais e brilhantes como Marília Pêra. Foi um susto muito um susto muito grande para o Brasil acordar com essa notícia. Não existe ninguém nesse país que não conheça Marília Pêra. Temos ela como nosso exemplo de artista e ninguém irá substituí-la. Minha trajetória de vida foi assistindo Marília no teatro. Eram aulas intensas, e cada vez um prazer".
 
Muito abalada, Silvia Pfeiffer lamentou não ter contracenado com a atriz. Marília já a dirigiu no teatro, mas as duas nunca encenaram juntas. "Ela tinha um amor tão grande de representar no teatro, cinema e televisão. Fez um trabalho lindo e temos muito que ficar felizes por isso. Agora Marília está em paz".
 
"Dois momentos que sentimos que o nosso coração bate forte: o luto e o agradecimento. Estamos de luto por Marília, mas também a agradecemos por tudo. Temos que a aplaudir de pé", disse Marcos Caruso.
 
 
Ampliar

Veja imagens da vida e da carreira de Marília Pêra37 fotos

10 / 37
Marília Pêra interpretou Rafaela Alvaray na novela "Brega & Chique" (1987) Leia mais TV Globo / CEDOC

Veja também