quarta-feira, 17 de setembro de 2014

brainly

Plataforma polonesa espera reunir 1 milhão de alunos brasileiros em 2014

O Brainly, no país desde novembro de 2012, promove o aprendizado através da colaboração mútua

Por Adriana Fonseca - 08/09/2014
Os fundadores da plataforma são os estudantes universitários da Polônia: Michał Borkowski, Tomasz Kraus e Łukasz Haluch (Foto: Divulgação)
Há cerca de um ano e meio no Brasil, a startup polonesa Brainly espera encerrar 2014 com um milhão de usuários cadastrados no país e mais de cinco milhões de visitas mensais. A plataforma, criada em 2009 por três estudantes universitários da Polônia - Michał Borkowski, Tomasz Kraus e Łukasz Haluch -, promove o aprendizado através da colaboração mútua.
“Queria capturar as melhores qualidades da experiência que eu tinha com pequenos grupos de estudo na universidade e levar isso para as escolas de ensino fundamental e médio em todo mundo”, conta Borkowski.
No Brainly, estudantes com dúvidas em alguma matéria publicam suas questões, que são respondidas por outros usuários da plataforma. Para engajar os colaboradores, há um sistema de pontuação, que gera um ranking. Assim, quem responde as perguntas ganha pontos e a melhor resposta – escolhida pelo autor da pergunta – soma ainda mais pontos.
Para lançar o Brainly, o trio de empreendedores investiu o equivalente a cerca de R$ 70 mil – dinheiro que eles tiraram do próprio bolso. De lá para cá, a startup conquistou cerca de US$ 500 mil em aportes de capital, o que permitiu levar o Brainly para outros mercados como Brasil e Turquia.
Escritório da Brainly, na Polônia  (Foto: Divulgação)
Hoje, a plataforma tem mais de 600 mil usuários cadastrados no Brasil. Globalmente, o número de usuários únicos já passa dos 25 milhões. A meta da empresa é encerrar 2014 com 50 milhões de usuários no mundo.
Entre os 35 países onde atua, a Rússia é o mercado mais forte, com 12 milhões de usuários únicos por mês e 20 mil novas perguntas por dia. Em seguida aparece a Polônia, com 4,5 milhões de usuários.
A startup não abre faturamento, mas informa que sua receita vem da venda de espaço publicitário.

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