sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

claudio renato borges operacao lava jato

Lula pede ao STF suspensão de investigações sobre triplex e sítio

Defesa alega que MP Federal e Estadual investigam os mesmos fatos.
Ex-presidente pede suspensão do caso, com depoimento no dia 3 de março.

Renan RamalhoDo G1, em Brasília
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta sexta-feira (26) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que investigações em curso sobre propriedades atribuídas a ele sejam realizadas fora da Operação Lava Jato.
No pedido, a defesa alega que não cabe ao Ministério Público Federal, mas, sim, ao MP do estado de São Paulo, apurar reformas num apartamento no Guarujá (SP) e num sítio em Atibaia (SP), que teriam sido feitas em favor da família do petista por construtoras investigadas no escândalo da Petrobras.

A ação movida pelos advogados de Lula inclui ainda um pedido de decisão liminar (provisória) para suspender as duas investigações em curso sobre o ex-presidente, uma conduzida pelo MP Federal e outra pelo MP estadual.

O pedido foi encaminhado, por sorteio, para a ministra Rosa Weber, que poderá colher parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, – chefe do Ministério Público da União (que engloba o MP Federal e o estadual) – para avaliar o caso.

A suspensão das investigações também levaria ao adiamento de um depoimento do ex-presidente marcado para a manhã da próxima quinta-feira (3).
Lula foi intimado a depor nesta sexta (26) e informado de que, em caso de não comparecimento, poderia sofrer “condução coercitiva”, isto é, ser levado à força pela Polícia Civil ou Militar para falar.

Os advogados de Lula alegam "conflito de atribuições". Além de haver duas investigações relacionadas aos mesmos fatos, eles afirmam que o caso não poderia ser conduzido pelo MP Federal, já que as propriedades estão localizadas no estado de São Paulo e não poderiam ser remetidas para o Paraná, onde se concentra a Lava Jato.

"Ambos os procedimentos investigatórios foram instaurados para apurar os mesmos fatos […] sendo certo, ainda, que tanto o Parquet Federal como Parquet Estadual têm ciência dessa duplicidade – estando eles, aliás, como já exposto, fazendo compartilhamento de dados e informações”.
1012
 
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
RECENTES
POPULARES
  • Bispo Paris
    HÁ UMA HORA
    podem falar o que for mas se hj as domesticas tem carro 0KM na garagem, agradeça ao PT !!!!
    • Marcelo Salles
      HÁ 4 MINUTOS
      Potência europeia kkkkkkkk esse cara só pode ser analfabeto
      • José Santos
        HÁ 3 MINUTOS
        As genitoras de ambos.
      • Jbf Freire
        HÁ 4 HORAS
        Vocês devem respeito a esse Sr. Foi ele que botou o brasil no mapa. Esse sim merece uma estátua em Brasília. Viva lulao... Falei.
        • Luciane Figueiredo
          HÁ 11 MINUTOS
          luladrao esta amarelando!!!!!!!!!
          • Demetrio Xavier
            HÁ 11 MINUTOS
            Já existe o boneco pixuleco
          • Paulo Jr
            HÁ 3 MINUTOS
            É fácil se não deve nada, não tem nada a temer! vai lá enfrenta o juiz Sergio Moro , diga a verdade e acabou... Tá fugindo ..é porque não tem coragem, é covarde!